Resumo (PT)
Um dos segmentos mais antigos vinculados à gestão de operações e cujos modelos estão sempre sendo submetidos aos esforços de desenvolvimento, tanto pelos acadêmicos quanto pelas organizações produtivas, é a Administração da Produção e as novas formas de organização do trabalho. As propostas de gestão estratégica da produção trazem no seu bojo princípios que buscam tornar mais ágeis os processos, reduzir custos de produção agregando valores, identificar problemas de fluxo de materiais e informações, além da redução do tempo de resposta.
Os modelos vigentes têm se mostrado exauridos. Faz-se necessário buscar melhores ações para se alcançar objetivos e metas estabelecidas em um bem-sucedido Planejamento e Controle da Produção. Nesse sentido, o presente estudo tem o propósito de contribuir para que o acima exposto possa se efetivar no ambiente de redes de empresas para que todos os atores tenham sucesso dentro da cadeia produtiva. Assim, investigar atitudes capazes de promover a competitividade de unidades de negócios do segmento manufatureiro torna-se atual, original e relevante.