Resumo (PT)
O contínuo processo de aperfeiçoamento tecnológico resultou, no século XXI, em um novo modo de produção chamado de Indústria 4.0. No cenário nacional, a inovação tecnológica é um elemento competitivo que enfrenta muitos desafios, especialmente para as empresas de menor porte. Considera-se que soluções menos utópicas que a automatização ampla possa oferecer oportunidades reais de concorrência no âmbito local. Além disso, a Indústria 4.0 representa uma mudança relevante na forma como as cadeias de suprimentos são gerenciadas. Interessa, neste caso, explorar como o aporte de novas tecnologias está associado à cadeia automotiva no contexto do mercado brasileiro. A questão que norteia esta tese consiste em identificar os desafios e as condições da cadeia de suprimentos do segmento automotivo no Brasil para o uso de tecnologias abarcadas pela Indústria 4.0, com o objetivo de avaliar os desafios enfrentados por montadoras e autopeças para a adoção dessas tecnologias ao longo da cadeia de suprimentos. Para atendimento do objetivo de pesquisa, optou-se por um estudo de casos múltiplos, com cinco empresas que compõem a cadeia automotiva, e duas surveys realizadas com participantes que ocupam cargos de liderança em montadoras e autopeças. Os resultados oportunizaram a compreensão de como a falta de conectividade acentua as dificuldades de integração e colaboração na cadeia automotiva, que a defasagem tecnológica é maior para as autopeças e iniciativas de integração para utilização de tecnologias contribuem para a disseminação de conhecimento e se configuram como passos iniciais para que as empresas de menor porte também possam evoluir rumo à transição.