DESAFIOS DA CADEIA AUTOMOTIVA NO BRASIL PARA TRANSIÇÃO À INDÚSTRIA 4.0
Documento
Informações
Título
DESAFIOS DA CADEIA AUTOMOTIVA NO BRASIL PARA TRANSIÇÃO À INDÚSTRIA 4.0
Título (EN)
Challenges of the Automotive Chain in Brazil for Transition to Industry 4.0
Autor(es)
Nilza Aparecida dos Santos
Orientador(es)
Marcia Terra da Silva
Data de Defesa
19/08/2022
Resumo (EN)
O contínuo processo de aperfeiçoamento tecnológico resultou, no século XXI, em um novo modo de produção chamado de Indústria 4.0. No cenário nacional, a inovação tecnológica é um elemento competitivo que enfrenta muitos desafios, especialmente para as empresas de menor porte. Considera-se que soluções menos utópicas que a automatização ampla possa oferecer oportunidades reais de concorrência no âmbito local. Além disso, a Indústria 4.0 representa uma mudança relevante na forma como as cadeias de suprimentos são gerenciadas. Interessa, neste caso, explorar como o aporte de novas tecnologias está associado à cadeia automotiva no contexto do mercado brasileiro. A questão que norteia esta tese consiste em identificar os desafios e as condições da cadeia de suprimentos do segmento automotivo no Brasil para o uso de tecnologias abarcadas pela Indústria 4.0, com o objetivo de avaliar os desafios enfrentados por montadoras e autopeças para a adoção dessas tecnologias ao longo da cadeia de suprimentos. Para atendimento do objetivo de pesquisa, optou-se por um estudo de casos múltiplos, com cinco empresas que compõem a cadeia automotiva, e duas surveys realizadas com participantes que ocupam cargos de liderança em montadoras e autopeças. Os resultados oportunizaram a compreensão de como a falta de conectividade acentua as dificuldades de integração e colaboração na cadeia automotiva, que a defasagem tecnológica é maior para as autopeças e iniciativas de integração para utilização de tecnologias contribuem para a disseminação de conhecimento e se configuram como passos iniciais para que as empresas de menor porte também possam evoluir rumo à transição.
Resumo
The continuous process of technological improvement has resulted, in the 21st century, in a new production mode called Industry 4.0. In the national scenario, technological innovation is a competitive element which faces many challenges, especially for smaller companies. It is considered that less utopian solutions than large automation may offer real opportunities for competition at the local level. Furthermore, Industry 4.0 represents a relevant change in the way supply chains are managed. The goal, in this case, is to explore how the contribution of new technologies may be associated with the automotive chain in the context of the Brazilian market. The question which guides this thesis is to identify the challenges and conditions in the supply chain of the automotive segment in Brazil for the use of technologies encompassed by Industry 4.0, with the aim of assessing the challenges faced by automakers and auto parts companies for the adoption of these technologies throughout the supply chain. To reach the research objective, we chose a multiple case study, with five companies that make up the automotive chain, and two surveys conducted with participants who hold leadership positions in automakers and auto parts. The results have contributed to understand how the lack of connectivity accentuates difficulties of integration and collaboration in the automotive chain, which technological gap is greater for auto parts and that integration initiatives for the use of technologies contribute to dissemination of knowledge and configure the initial steps for smaller companies in order to reach this transition.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Autopeças; Cadeia de suprimentos; Indústria 4.0; Montadoras.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0 e Transformação Digital na Produção. Análise em três eixos - a sustentabilidade, o trabalho e a tecnologia
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto