Resumo (PT)
Este estudo utiliza a síntese em emergia para comparar o custo ambiental implícito na formação de um técnico em Administração em dois cursos subsequentes ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes, um dos quais ministrado presencialmente e o outro, a distância. Analisou-se uma turma de cada modalidade em suas configurações reais atuais e a infraestrutura utilizada por cada uma, ambas selecionadas em razão de sua proximidade em número de vagas ocupadas (85%): uma turma presencial com 34 alunos e uma EaD com 43 alunos. Foi verificada a subutilização de recursos infraestruturais e humanos, por meio de simulações envolvendo o número de alunos e a capacidade de atendimento dos professores e tutores. Os cálculos das emissões de dióxido de carbono resultantes da produção da energia necessária ao funcionamento de cada um dos sistemas são, também, apresentados. Os resultados indicam que, com as configurações atuais, a infraestrutura necessária à formação de um técnico em Administração na modalidade EaD demanda maior suporte ambiental do que a necessária para a formação de outro pelo curso presencial, enquanto as simulações indicam um ponto de reversão.