Resumo (PT)
A presente investigação propõe um método para avaliação dos riscos associados às falhas potenciais dos componentes críticos de novos projetos de produtos e apresenta um estudo de caso do produto caminhão, como exemplo de aplicação. Foi feita a avaliação de 57 componentes críticos e seus 107 respectivos modos de falhas potenciais em um projeto específico. Por meio da quantificação da criticidade dos seus modos de falhas potenciais, é possível subsidiar o processo de tomada de decisão ao longo do desenvolvimento de novos produtos, buscando tratar ou reagir aos riscos e incertezas do projeto. A Lógica Paraconsistente é associada à técnica de Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) visando tratar as opiniões inconsistentes e incertas dos especialistas e mitigar a subjetividade da FMEA. Esta mescla de uma teoria (LPA) e uma técnica (FMEA) permite sugerir um número indicador do risco, que representa a importância de cada modo de falha na percepção do consumidor. Com isso, é possível direcionar a definição de planos de ação e contribuir para o sucesso do produto.