Resumo (PT)
Com o crescimento populacional mundial é constante a preocupação com o abastecimento de alimentos. Atualmente, além da busca por opções que incrementem a produtividade, há necessidade de alternativas que minimizem as perdas que ocorrem ao longo da cadeia produtiva, principalmente nas denominadas de pós-colheita. Nesse sentido, o presente estudo buscou avaliar as perdas de soja durante o transporte rodoviário entre seis fazendas e uma fábrica esmagadora de soja, localizadas no sul do Piauí. Os dados foram coletados em cargas transportadas de março a maio de 2014 e 2015 em quatro microrregiões produtoras distintas. Utilizou-se a estatística descritiva para análise dos dados. Os resultados estão divididos em dois artigos. No primeiro, foi possível identificar que cargas transportadas de duas microrregiões com distâncias e tipo de estradas distintas, tiveram perda de grãos ao longo do trecho, sendo superior no trajeto que possuía maior trecho de terra. Já no segundo artigo, analisaram-se dois trajetos realizados em estrada asfaltada, em que se constatou maior perda de grãos no trajeto mais curto. Isso se deve, possivelmente, à má conservação da via, que fez com que houvesse aumento de trepidação do caminhão.