Resumo (PT)
A comunidade científica tem-se voltado para estudar soluções acerca do aumento da demanda de alimentos para consumo humano e animal. Neste sentido, a soja é uma das principais commodities mundiais, porém tem a maior parte da sua produção concentrada em países no continente americano como Argentina, Brasil e Estados Unidos. Portanto, a logística tem um papel fundamental no escoamento desse produto para os mercados consumidores e na rentabilidade dos países que a produzem e/ou a comercializam. No Brasil, os custos de aquisição da terra tem levado ao surgimento de novas fronteiras agrícolas para produção do grão, como a expansão da cultura de soja pelos estados do nordeste, fazendo que os problemas logísticos enfrentados pelo país no escoamento da produção e no recebimento de insumos se agravem ainda mais. O objetivo do presente estudo é investigar o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja em uma dessas fronteiras, mais especificamente no Estado do Piauí. Pretende-se assim identificar melhorias para os processos e propor soluções para aumentar a sua eficiência logística. A escolha do Estado está atrelada ao foco do Programa Interinstitucional de Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP em conjunto com o Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, localizado em Teresina/PI, no qual o Programa visa contribuir para o avanço e melhoria das cadeias produtivas e dos serviços no Estado. A tese é composta de cinco artigos que estudam o problema a partir de dados primários coletados junto aos produtores locais e dados secundários provenientes de trabalhos acadêmicos, empresas e organizações governamentais. O estudo utiliza de técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Entre os resultados obtidos no estudo destacam-se: (i) A produção de soja embora importante para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado não contribui para melhora dos Indicadores de Desenvolvimento Social (IDH) dos municípios; (ii) Existe um déficit logístico, em que se carece de estruturas eficientes de áreas de armazenagem, infraestrutura viária e disponibilidade de modais de transporte de grande capacidade como o sistema ferroviário e hidroviário; (iii) Embora a competitividade da cadeia de suprimentos da soja no Piauí seja diminuída por fatores logísticos, ainda é possível observar um forte crescimento na produção e exportação da commodity baseada principalmente no custo de aquisição da terra.