Resumo (PT)
O foco desse trabalho foi estudar as estratégias utilizadas em algumas empresas do Arranjo Produtivo de Birigui, pois o fluxo de informações e os benefícios oriundos da globalização trouxeram para as fábricas um desafio de planejamento antes não necessário. O município é considerado a Capital Nacional do Calçado Infantil, com uma produção média diária de 235 mil calçados. As exportações são direcionadas para mais de setenta países. No ano de 2006, o pólo calçadista exportou cerca de 7,8 milhões de pares, no total aproximado de 14,1% da produção.
Foi realizada uma pesquisa em algumas empresas do APL (Arranjo Produtivo Local), com a finalidade de levantar informações que mostrassem as atuais formas de estratégias utilizadas por essas empresas para manterem-se no mercado globalizado. O trabalho busca constatar a influência da ferramenta MRP (Material Requeriments Planning) no setor calçadista — como recurso indispensável ao suporte para tomada de decisão — da Cidade Pérola, denominação tradicional atribuída à cidade biriguiense. Encontram-se aqui, os resultados da pesquisa feita em oito empresas de pequeno a grande porte, onde são mostradas as principais dificuldades enfrentadas por cada empresa na tomada de decisão.