Resumo (PT)
O número de construtoras que buscam certificação de seus sistemas de gestão da qualidade tem crescido nos últimos anos, baseados, principalmente, na ISO 9000 e no PBQP-H. Entretanto, as empresas passam por muitas dificuldades durante o processo de implantação, certificação e manutenção do sistema. O presente trabalho abordou essas dificuldades fundamentadas nos conceitos básicos da qualidade e na importância da certificação. A ideia foi demonstrar, por meio de uma análise comparativa, como se comportam os profissionais e as empresas em relação ao sistema de gestão da qualidade, também demonstrar as vantagens e as desvantagens de se alcançar a certificação. A pesquisa também abordou o comprometimento dos profissionais e seu gerenciamento em relação às normas. Observou-se, se de fato, que é necessário que todos aceitem e se adaptem ao sistema e cumpram as normas determinadas para que possam alcançar os resultados desejados. Como base de comparação, buscou-se uma empresa não certificada para analisar se realmente só se alcança organização e qualidade com a utilização de normas e cobranças de empresas externas, mais precisamente, empresas financiadoras.