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Tragédias do final da tarde: a configuração de notícias nos telejornais policiais “Brasil Urgente” e “Cidade Alerta”
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Autor(es)
Flávia Silveira Serralvo
Orientador(es)
Anna Maria Balogh
Data de Defesa
30 de março de 2006
Resumo (EN)
The theme of this research is centered on the Brazilian TV news that emphasizes urban tragedies, having as its corpus two programs - Cidade Alerta (Record Channel) and Brasil Urgente (Bandeirantes Channel). The analysis focuses on the presenters' attitudes and on the way these programs use different languages - speech, sound effects and image. The following questions (hypotheses) were the starting point for this study: 1. Why do TV news that are apparently prejudiced and sensationalist are shown by many stations in Brazil?; 2. Since Aqui Agora (SBT Channel) until the present moment, have these programs evolved in any way?; 3. Since the standard focus of these TV news are the daily problems lived by the common inhabitants of the big urban centers, how do these shows deal with a tragedy that involves an international celebrity?; 4. What is the relationship between the speech (of the presenter and the reporters), the sound effects and also the images that illustrate the reports?; 5. How is the presenters' speech developed in order to adjust to the TV stations' ideologies and to the target audience? This descriptive research can be classified as a multiple cases study. The analysis of the selected contents (chosen among randomly recorded programs, between March 2004 and November 2005) were based on a theoretical-applied approach, supported in the reading of works that deal with the subject.
Resumo (PT)
A pesquisa aborda a temática do telejornalismo policial, tendo como corpus os programas Cidade Alerta (TV Record) e Brasil Urgente (TV Bandeirantes), a partir da análise de suas reportagens, da postura dos apresentadores e da forma como esses programas utilizam diferentes linguagens: fala, som e imagem. Os seguintes questionamentos (hipóteses) foram o ponto de partida para este estudo: (1) Por que telejornais que são considerados preconceituosos e sensacionalistas fazem parte da programação de várias emissoras? (2) Desde o surgimento do telejornalismo policial (com o Aqui Agora, do SBT) até o presente momento, poderia ser detectada uma evolução nesse tipo de programa? (3) Visto que o enfoque padrão dos telejornais policiais são os problemas diários dos moradores dos grandes centros urbanos, de que forma é abordada uma tragédia que envolva uma pessoa célebre? (4) Qual é a relação existente entre a fala (do apresentador e repórteres), o som (fundos musicais, ruídos) e imagens (que ilustram as matérias)? (5) Como é elaborado o discurso de modo a adequar-se à postura ideológica da emissora em que os programas são veiculados? Este trabalho, de caráter descritivo e analítico com base nas teorias da linguagem, configura-se como um estudo de casos múltiplos. As análises do conteúdo selecionado (a partir da gravação aleatória dos programas no período de março de 2004 a novembro de 2005) tiveram como base uma aproximação teórico-aplicada do objeto, apoiadas na leitura de obras que tratam do tema.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Telejornalismo policial, Análise do discurso, Televisão
Linha de Pesquisa
Configurações de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto