-
O CONSUMO DE ARTE E CULTURA POR ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NA FUNDAÇÃO CASA-SP
- Voltar
Título (EN)
CONSUMPTION OF ART AND CULTURE BY ADOLESCENTS PRIVATE PEOPLE AT FUNDAÇÃO CASA-SP
Autor(es)
José Antonio de Oliveira
Orientador(es)
Clarice Greco Alves
Data de Defesa
24 de fevereiro de 2022
Resumo (EN)
This dissertation aims to investigate the consumption and access of artistic and cultural goods
by adolescents deprived of their liberty in compliance with a socio-educational measure of
internment at Fundação CASA-SP. The work presented here focuses on investigating a group
of adolescents aged between 12 and 18 years, exceptionally up to 21 years of age, who present
themselves in a social context with possible stigmatization marks, labeled as poor, peripheral,
violent, “thieves and”, hence, “unrecoverable”. The investigation took place in two empirical
stages: evaluation of questionnaires that form the Fundação CASA database (secondary data)
and in-depth interviews with 15 adolescents (primary data). The theoretical framework of the
research permeates the concepts of culture and socialization (GIDDENS, 2010), habitus and
taste as factors of social distinction (BOURDIEU, 2007), cultural consumption (CANCLINI,
1999), cultural diversity and public policies (BRANT, 2005), youth consumption practices
(ROCHA, 2007), and pop and media culture (JANOTTI JUNIOR, 2005, PEREIRA DE SÁ,
2019). Adolescents under the tutelage of the State present different vulnerabilities, such as
social and family relationships with weakened affective bonds and possible scarcity and
exclusion of access to material, artistic and cultural capital. They are, therefore, a part of society
that is hyposufficient in its various demands and needs for inclusion, thus feeding the robust
base of the pyramid of social inequality, with its precarious income distribution. On the other
hand, it is possible to observe a group of young people in growth and development with
potential for consumption and production of artistic and cultural goods, both within the
institution, where they are tutored, and outside it, in their housing communities.
Resumo (PT)
Esta dissertação tem como objetivo investigar o consumo e acesso de bens artísticos e culturais
por adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa de
internação na Fundação CASA-SP. O trabalho aqui apresentado se debruça a investigar um
grupo de adolescentes na faixa etária entre 12 e 18 anos, excepcionalmente até os 21 anos de
idade que se apresentam em contexto social com possíveis marcas de estigmatização, rotulados
como pobres, periféricos, violentos, “bandidos”, logo, “irrecuperáveis”. A investigação se deu
em duas etapas empíricas: avaliação de questionários que formam a base de dados da Fundação
CASA (dados secundários) e entrevista em profundidade com 15 adolescentes (dados
primários). O referencial teórico da pesquisa perpassa os conceitos de cultura e socialização
(GIDDENS, 2010), habitus e gosto como fatores de distinção social (BOURDIEU, 2007),
consumo cultural (CANCLINI, 1999), diversidade cultural e políticas públicas (BRANT,
2005), práticas de consumo juvenis (ROCHA, 2007), e cultura pop e midiática (JANOTTI
JUNIOR, 2005, PEREIRA DE SÁ, 2019). Os adolescentes sob tutela do Estado apresentam
vulnerabilidades diversas, como relações sociais e familiares de vínculos afetivos fragilizados
e possível escassez e exclusão de acesso ao capital material, artístico e cultural. Configuram-
se, portanto, como parcela da sociedade hipossuficiente nas suas diversas demandas e
necessidades de inclusão, alimentando, assim, a base robusta da pirâmide de desigualdade
social, com sua precária distribuição de renda. Por outro lado, é possível observar um grupo de
jovens em crescimento e desenvolvimento com potencial de consumo e produção de bens
artísticos e culturais, tanto dentro da instituição, em que se encontram tutelados, quanto fora
dela, nas suas comunidades de habitação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Adolescentes. Cultura. Fundação CASA. Consumo.
Publicado em
Sem publicação.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de pesquisa em análise de produtos audiovisuais. Urbesom-grupo de pesquisa em culturas urbanas, música e comunicação.
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES-PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto