Resumo (PT)
Os megaeventos são extremamente rentáveis para os vários atores envolvidos no negócio. A partir deles, inúmeras possibilidades de estudos surgem no campo da cultura, economia, política, social, esportivo em um mundo globalizado em que os padrões de consumo ditam uma nova ordem, inclusive na Comunicação. Dentro desse contexto amplo e complexo, o objetivo desta tese é demonstrar como se dão a apropriação do negócio na sociedade do espetáculo, as representações de produção de sentido e a significação da Comunicação por parte de organizadores, patrocinadores, governos. Para isso, o caminho percorrido foi a reflexão do fenômeno da Globalização na sociedade do espetáculo e seu impacto na Comunicação, com a análise de peças publicitárias, filmes, símbolos dos eventos ‘Copa do Mundo 2014’ e ‘Olimpíadas 2016’ que, de alguma maneira, auxiliam na construção da imagem do país sede dos eventos espetáculos. Recorreu-se ao referencial teórico de autores que têm subsidiado o campo dos Estudos Culturais, dentre eles Milton Santos, Zygmunt Bauman, Guy Debord, Stuart Hall para caracterizar globalização, sociedade do espetáculo, identidade e ainda Algirdas Julien Greimas, Jean Marie Floch, Jacques Fontanille para articular a comunicação e as linguagens sincréticas.