Resumo (PT)
Essa pesquisa aborda as inserções de merchandising exibidas em programa de televisão. Foram analisados os apresentadores que participaram das ações de merchandising, os programas de televisão que mais tiveram tais ações, além da definição de merchandising e os produtos que foram comercializados nessas ações.
No segundo capítulo, a pesquisa traz um relato sobre o Programa “Hoje em Dia”, desde o seu início até os dias atuais, assim como um perfil socioeconômico e cultural de seus apresentadores e as ações de merchandising que foram objeto de estudo e análise dessa pesquisa. No terceiro capítulo, apresenta-se o que é chamado de Marketing da Comunicação, não apenas com o objetivo de abordar os aspectos da comunicação mercadológica do programa, como também ressaltar a importância de uma perfeita sintonia entre os produtos anunciados, os scripts, cenários, figurinos e os apresentadores que atuam nessas ações. No quarto e último capítulo, a pesquisa apresenta uma análise sobre o tema “persuasão”, com esclarecimentos, se existe a possibilidade de instituir “modelo ou fórmula-padrão” para atingir os objetivos do merchandising inserido em programas de entretenimento.