Resumo (PT)
Este trabalho apresenta a discussão sobre o tutor on-line no campo corporativo com o objetivo de debater suas características e avaliar se a teoria pesquisada e a prática da área corporativa, diante das novas tecnologias mediadas pelo computador na era da Cibercultura, valorizam as competências do tutor.
A partir do histórico da Educação a Distância, da apresentação das principais universidades de outros países e do Brasil, que se utilizam do tutor com o intuito de mediar cursos a distância, e do destaque para a importância do e-learning, traçaram-se as competências comunicacionais do tutor como figura do processo de ensino-aprendizagem.
O referencial teórico compõe-se de autores como Gilly Salmon, Marco Silva, Fredric Litto, Marcos Formiga, Otto Peters e Romero Tori, entre outros, cujas obras discutem as funções do tutor e destacam a importância da Educação a Distância.
O trabalho, a partir de pesquisa qualitativa da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), em parceria acadêmica com a FGV On-line, com os alunos do curso de Licenciamento Ambiental On-line, concluiu que, embora o tutor seja considerado uma “ferramenta” do sistema on-line, ele pode ser o condutor, motivador e mediador do e-learning corporativo.