Resumo (PT)
A comunicação tem como premissa o interesse pela circulação das mensagens no interior de grupos ou parceiros de uma interação. A perspectiva dos estudos da enunciação e a atividade discursiva ultrapassam a circulação e buscam a compreensão do modo como situam o enunciatário (receptor) e o enunciador (emissor) diante dos discursos para construir as suas significações. O filme “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, tem como tema a deformação de um espaço urbano por causa de processos de circulação de pessoas e atividades. Os estudos acerca da enunciação cinematográfica nos indicam o processo discursivo desde a experiência sensível até o inteligível. O objetivoprincipal é estabelecer o espaço fílmico como um ponto de convergência entre a arquitetura e o cinema, propondo uma pesquisa sobre a percepção da favela como espaço fílmico tendo como percurso o corpo, a arquitetura, o urbanismo e, por fim, o território, relacionando-os com as articulações que formam o sentido. Assim, compreendemos melhor a conflituosa relação do homem contemporâneo com os espaços sociais por meio das representações cinematográficas.