Resumo (PT)
O presente trabalho analisou as revistas de divulgação científica (não acadêmicas) ‘Galileu’, ‘Scientific American Brasil’ e ‘Super Interessante’, editadas entre os meses de janeiro a dezembro de 2008, com o propósito de verificar como este tipo de mídia impressa utiliza-se de textos, imagens, gráficos, infográficos e layouts, uma vez que estas linguagens são responsáveis pelo entendimento da produção científica e assumem relevante papel na divulgação de informações, trazendo a público assuntos que muitas vezes seriam conhecidos apenas por cientistas, fazendo assim uma ponte entre o conhecimento científico produzido nas universidades e os cidadãos. Para o desenvolvimento da investigação, foram criados modelos metodológicos a partir de quatro vetores básicos (as noções de ciência, de curiosidade, de religião e de publicidade), presentes em cada uma das edições. O resultado das análises, por um lado, visa mostrar o comportamento midiático das revistas, sua forma de ver, interpretar e divulgar aquilo que entendem por ciência e, por outro lado, a contribuição que cada uma delas presta à sociedade estimulando a educação e a formação de novas gerações de pesquisadores, o que acabaria garantindo a longo prazo a sobrevivência da atividade científica.