Resumo (PT)
Esta pesquisa analisa as atividades de Extensão e Cultura promovida pela AAAUO - Associação Atlética Acadêmica Unifesp Osasco e a Bateria Universitária Pirateria, dois agrupamentos de jovens universitários da EPPEN – Escola Paulista de Política Economia e Negócios – campus Osasco da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo durante a pandemia, buscando compreender as atividades realizadas virtualmente no Instagram. Tendo como base uma noção de cultura como ação política, buscamos compreender formas de atuação da bateria e da atlética estudantil ligadas à universidade no momento da pandemia da covid-19 no período compreendido de março de 2020 a março de 2022, em que todas as atividades presenciais da universidade ficaram suspensas, mas aconteceram de forma on-line e ficaram disponíveis no Instagram. Diante de um cenário de distanciamento social, verificamos e analisamos as formas de socialidades (MARTIN-BARBERO, 2004), vinculação e sentidos de solidariedade digital (GEORGIOU, 2020) na recepção virtual dos alunos ingressantes. A metodologia utilizada foi uma etnografia digital do evento (POLIVANOV, 2013; MILLER, 2020; HINE, 2015), e análise de lives/vídeos (LUPINACCI, 2021).