Resumo (PT)
O termo infotainment tem sido utilizado para definir a mistura entre jornalismo e entretenimento. Embora essa junção não seja novidade em diversas áreas, ela tem ganhado cada vez mais espaço nas pesquisas sobre ou no campo midiático. Essa mistura não era considerada algo positivo para o jornalismo, mas, aos poucos, esse hibridismo entre jornalismo e entretenimento foi se transformando e hoje é utilizado como um recurso para atrair a audiência. Tanto que o entretenimento também passou a se apropriar de valores do jornalismo, e, dessa forma, não conseguimos identificar as fronteiras que indicariam onde um inicia e o outro termina. Gomes (2009) acrescenta que infotainment é uma estratégia de produção que pressupõe um breve conhecimento sobre a audiência. A mistura entre entretenimento e informação possibilita a criação de outros gêneros. A análise dos programas de entretenimento matutinos da Rede Globo de televisão feita por meio do conceito de modos de endereçamento tem o intuito de identificar as premissas do jornalismo contidas em seu conteúdo visando contribuir para a área de Comunicação compreendendo que, na convergência entre jornalismo e entretenimento, existe uma relação de interdependência, na qual parte dos recursos arrecadados pelos programas provém do entretenimento, que se utiliza desse espaço para estimular os seus conteúdos. Mas cabe ressaltar que os programas contêm elementos do jornalismo que necessitam divulgar também a realidade.