Resumo (PT)
Esse estudo analisa a fotografia de estrelas de cinema, de Hollywood e do Brasil, difundida pelo Star system por meio das revistas de fãs estadunidenses e brasileiros, durante os anos 1950, com foco especial na publicação carioca ‘Cinelândia’. Fundamentamo-nos nos escritos de Edgar Morin, Richard Dyer, Margarida Maria Adamatti e Antônio José Saggese, entre outros. A partir de uma análise descritiva, verificamos similaridades e diferenças quanto a técnicas, conteúdos e temas presentes nessas publicações e como esses fatores se relacionavam ao sistema estelar hollywoodiano e a um eventual sistema similar brasileiro. Examinamos sua receptividade e influência junto ao público, traçando um paralelo entre películas cinematográficas desse mesmo período, tanto as hollywoodianas quanto as produzidas no Brasil. Concluímos demonstrando como a potência da linguagem fotográfica e sua sintaxe, aliadas às estratégias de marketing da indústria cinematográfica, se completaram para atingir os resultados pretendidos, a saber, expandir e encantar o mercado consumidor de fãs de cinema.