Um Estudo Exploratório Sobre a Influência da Internet nas Mudanças Estratégicas: Uma Investigação no Mercado Imobiliário.
Anexos
-
adm_paulogomespereira
Metadados
Título
Um Estudo Exploratório Sobre a Influência da Internet nas Mudanças Estratégicas: Uma Investigação no Mercado Imobiliário.
Autor(es)
Paulo Gomes Pereira
Orientador(es)
Ernesto Michelangelo Giglio
Data de Defesa
09/05/2006
Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar a influência da internet nas mudanças estratégicas. Este estudo é pertinente devido ao grande avanço da internet nos negócios, mais especificamente os imobiliários. Nesse negócio, a internet veio oferecer um diferencial, através de serviços, como o que possibilita ao consumidor visualizar as ofertas de imóveis sem custo físico.
A revisão bibliográfica mostrou muitos conceitos de estratégia e o que parece mais adequado ao nosso objetivo é o que se refere aos valores dos consumidores, ou como é conhecida, “estratégia orientada ao consumidor”.
O conceito de mudança estratégica, neste trabalho, deve ser visto como algo mais do que simplesmente a escolha dos dirigentes e seus planejamentos. Dessa forma, a mudança estratégica também sofre influência de fatores de natureza política, cultural e ambiental, entre outros, para sua definição e implementação.
A escolha do estudo exploratório deve-se ao fato de que há pouca literatura que relacione a ferramenta internet com o tema “estratégia”. A tendência dos textos pesquisados demonstra que a internet é uma ferramenta e, conforme nossa afirmativa orientadora, mostra sinais de que poderá se tornar importante nas mudanças estratégicas.
Para pesquisar a afirmativa orientadora, o plano metodológico considerou duas pesquisas. A primeira, bibliográfica, revelou que a tendência dos textos é considerar que a internet não é estratégica e, sim, operacional. Por outro lado, poucos autores, até o momento, abordam a questão da relação entre a Internet e as mudanças estratégicas. Seguindo os passos desses autores, realizou-se uma pesquisa exploratória com a metodologia de estudo de caso.
Foi aplicado um instrumento qualitativo, com escalas e resultados a serem apresentados na forma de discussão, caso a caso, assim como as tendências do conjunto de respostas.
Nas considerações finais discute-se o resultado sobre a afirmativa orientadora, os limites do trabalho e as sugestões de novas pesquisas.
Resumo (EN)
Não há.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estratégia, Mudança Estratégica, Internet e Negócios Imobiliários
Área de Concentração
Alinhamento Organizacional
Área de Concentração (texto)
Alinhamento Organizacional
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Influências Ambientais Sobre as Organizações.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto