Resumo (PT)
Nesta pesquisa investiga-se a adoção das Smart Technologies no setor hoteleiro combinando-se tanto a literatura e dados de fontes primárias, pois é necessário melhor entendimento sobre como esse processo de inovação ocorre no setor hoteleiro. Esta dissertação tem como objetivo identificar os Fatores Críticos de Sucesso existentes ou desenvolver novos para possível aplicação no setor de hospitalidade para à adoção das Smart Technologies, conjuntamente proporcionar a construção e/ou revisão de novas abordagens, conceitos e categorias referentes ao fenômeno estudado. A importância deste estudo se justifica pela existência dos Fatores Críticos de Sucesso que foram sistematizados no artigo do autor Jabbour et al. (2017). No entanto, não identificamos para o setor hoteleiro, disponibilizando uma lacuna para contribuição teórica e empírica. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório e possibilitou desvendar os Fatores Críticos de Sucesso para adoção das Smart Technologies no setor hoteleiro com entrevistas semiestruturadas, com 13 entrevistas com executivos de alto escalão dentro das organizações nas redes hoteleiras dentro do Brasil e experts no setor de hospitalidade. Os resultados apresentados viabilizaram o entendimento de forma clara, a proporção que os fatores críticos de sucesso impactam nas redes e o estudo de campo apontou novos Fatores Críticos de Sucesso. Neste trabalho, a Teoria da Contingência foi adotada pelo seu poder explicativo sobre como as organizações se ajustam a alterações no ambiente externo. Considerou-se que 'smart technologies' são alterações no contexto dos negócios. Essas alterações externas tendem a gerar alterações internas nas empresas. A Teoria da Contingência possui poder explicativo para melhor compreensão deste fenômeno.