Resumo (PT)
Esta dissertação tem como objetivo principal verificar, analisar e descrever a existência de sinergias e dificuldades entre a metodologia de gestão estratégica BSC (Balanced Scorecard) e o sistema integrado de informações ERP (Enterprise Resource Planning) em empresas que já há alguns anos utilizam essas ferramentas para a gestão estratégica de seus negócios.
Trata-se de pesquisa de estudo de casos múltiplos, que foca a relação entre esses sistemas, contribuindo para um modelo teórico que relacione as características de ambos os sistemas de gestão dentro da situação na qual estão inseridos. Baseado em amplo referencial teórico, que aborda vários assuntos relacionados a estratégia, sistema organizacional, ERP, índices de performance e BSC, cinco empresas foram visitadas para aplicação de questionários que permitiram identificar as sinergias, benefícios, problemas e dificuldades entre o BSC e o ERP.
Como conclusão do trabalho, observações foram feitas em relação ao BSC e ERP, principalmente quanto a sinergias e dificuldades identificadas entre eles.
Destacou-se a importância desses dois sistemas para o planejamento, a execução e o acompanhamento da estratégia nas organizações.