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RUMO A UMA JORNADA CIRCULAR: ferramentas, adaptações e o novo contexto de mercado
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Título (EN)
TOWARDS A CIRCULAR JOURNEY: tools, adaptations and the new market context.
Autor(es)
GRAZIELA MAIRA RAINATTO
Orientador(es)
Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz Lopes de Sousa Jabbour.
Data de Defesa
16 de dezembro de 2022
Resumo (PT)
Este trabalho analisa e caracteriza as ferramentas do marketing utilizadas por
empresas abordadas que transitam ou adotam modelos de negócios circulares,
associando-as com os 7P’s do marketing mix (praça, preço, produto, promoção,
pessoas, evidência física e processo) suportadas com os ‘’Nudges’’ para engajar os
consumidores. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, de natureza
qualitativa, com estudo de caso múltiplo. O objetivo é analisar as adaptações
realizadas nessa transição para a circularidade em termos de mensagem nos 7P's do
marketing mix usando o ''Nudging'' como suporte para engajar os consumidores. Os
principais resultados do estudo foram: a) a principal motivação para a adoção ou
transição para os modelos de negócios circulares por parte das empresas foi a
redução de impactos ao meio ambiente; b) as empresas estudadas percebem a
necessidade do entendimento do comportamento de compra de produtos verdes; c) o
Nudge suporta a construção da comunicação dos diferenciais de circularidade com
simplicidade, transparência e efetividade, no ponto que em momentos decisivos ele
pode mostrar a escolha mais saudável potencializando as alterações prévias dos 7P’s;
d) a maturidade e o tamanho da empresa fazem com que as empresas apresentem
algumas fases nessa transição para a circularidade. Poucos trabalhos têm
apresentado a preocupação nessa temática com o viés da gestão empresarial,
satisfação do consumidor e do conhecimento dos ‘’Nudges’’. Este trabalho contribui
para o avanço da pesquisa sobre a motivação da adoção dos negócios circulares, e
no aprofundamento sobre as construções das ferramentas de marketing 7P’s para os
modelos de negócios circulares.
Resumo (EN)
This work analyzes and characterizes the marketing tools used by the approached
companies that transit or adopt circular business models, associating them with the
7P's of the marketing mix (place, price, product, promotion, people, physical evidence
and process) supported with the ''Nudges'' to engage consumers. The research can
be classified as descriptive, of a qualitative nature, with a multiple case study. The
objective is to analyze the adaptations made in this transition to circularity in terms of
messages in the 7P's of the marketing mix using ''Nudging'' as a support to engage
consumers. The main results of the study were: a) The main motivation for companies
to adopt or transition to circular business models was the reduction of impacts on the
environment; b) The companies studied realize the need to understand the behavior
of buying green products; c) Nudge supports the construction of the communication of
circularity differentials with simplicity, transparency and effectiveness, to the point that
in decisive moments it can show the healthiest choice, enhancing the previous
alterations of the 7P's; d) The maturity and size of the company make companies
present some phases in this transition to circularity. Few works have presented the
concern in this theme with the bias of business management, consumer satisfaction
and knowledge of ''Nudges''. This work contributes to the advancement of research on
the motivation for adopting circular business, and in deepening the construction of the
7P's marketing tools for circular business models.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Economia circular; Negócios circulares; 7P’s de Marketing; Nudging; Estratégias empresariais; Negócios Circulares.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Área de Concentração (texto)
Estratégia e operações em redes
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso restrito
Financiamento
CAPES/PROSUP