Resumo (PT)
Este trabalho analisa e caracteriza as ferramentas do marketing utilizadas por empresas abordadas que transitam ou adotam modelos de negócios circulares, associando-as com os 7P’s do marketing mix (praça, preço, produto, promoção, pessoas, evidência física e processo) suportadas com os ‘’Nudges’’ para engajar os consumidores. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, de natureza qualitativa, com estudo de caso múltiplo. O objetivo é analisar as adaptações realizadas nessa transição para a circularidade em termos de mensagem nos 7P's do marketing mix usando o ''Nudging'' como suporte para engajar os consumidores. Os principais resultados do estudo foram: a) a principal motivação para a adoção ou transição para os modelos de negócios circulares por parte das empresas foi a redução de impactos ao meio ambiente; b) as empresas estudadas percebem a necessidade do entendimento do comportamento de compra de produtos verdes; c) o Nudge suporta a construção da comunicação dos diferenciais de circularidade com simplicidade, transparência e efetividade, no ponto que em momentos decisivos ele pode mostrar a escolha mais saudável potencializando as alterações prévias dos 7P’s; d) a maturidade e o tamanho da empresa fazem com que as empresas apresentem algumas fases nessa transição para a circularidade. Poucos trabalhos têm apresentado a preocupação nessa temática com o viés da gestão empresarial, satisfação do consumidor e do conhecimento dos ‘’Nudges’’. Este trabalho contribui para o avanço da pesquisa sobre a motivação da adoção dos negócios circulares, e no aprofundamento sobre as construções das ferramentas de marketing 7P’s para os modelos de negócios circulares.