Resumo (PT)
O engajamento tem sido compreendido como manifestações comportamentais, nas quais os consumidores realizam ações voluntárias em relação a determinada marca. Dentre as diversas maneiras de engajá-los, destacam-se as redes sociais. São usadas pelas redes de franquias atuantes no Brasil, as quais possuem perfis (fanpages) para divulgar sua marca e seus produtos e promover engajamento entre ela e seus clientes. No contexto da pandemia de Covid-19, o presente trabalho, apoiado em teorias fundamentais para a compreensão das redes de franquias, tais como a Teoria da Agência e a Teoria da Escassez de Recursos, busca compreender as relações entre os atributos fundamentais desse modelo de negócio, tais como idade, tamanho da rede, reputação da marca, satisfação do franqueado e cobrança de taxas. A pesquisa é do tipo quantitativa e utiliza dados secundários oriundos de duas fontes: o Guia de Franquias (Edição 2020/2021), que compila dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da Serasa Experian e os dados obtidos nos perfis de redes de franquias em atuação no Brasil, no período da pandemia de Covid-19. Os resultados indicam correlação entre construtos, como tamanho da rede e cobrança de taxas, idade e não-correlação entre a satisfação do franqueado e a cobrança de taxas com o engajamento do consumidor.