Resumo (PT)
O presente trabalho tem por objetivo identificar quais fatores relacionadas ao custo de transação (TCT) possuem maior influência na percepção de comportamentos oportunistas no processo de aquisição/compras de uma rede de fornecedores durante o contexto pandêmico. A partir dos resultados obtidos pretende-se contribuir com gestores na criação de estratégias e mecanismos a fim de diminuir o impacto dessas variáveis e do comportamento oportunista frente aos novos negócios. Considera-se a pesquisa quantitativa exploratória mais indicada em função de sua natureza para fundamentar o presente estudo; foram aplicados 124 questionários junto a fornecedores de uma rede de suprimentos da empresa Alfa que atua como fabricante mundial de peças no ramo automobilístico. Apresenta-se no modelo teórico de análise a relação entre sete variáveis da TCT que trataremos como dependentes e uma variável independente “oportunismo” a qual faz parte da categoria analítica/pressuposto comportamental que influência direta ou indiretamente no processo de aquisição/compras de materiais; isso tudo dentro do contexto pandêmico. A partir desse frame teórico, levantam-se as hipóteses, que consistem em suposições utilizadas para testar e validar uma solução proposta ao problema investigado (LAKATOS e MARCONI, 2003; GIL, 2010). Por meio de Regressão Múltipla (RM), apresentamos como resultados quais fatores tiveram maior impacto no comportamento oportunista no processo de aquisição/materiais durante o contexto pandêmico, e verificamos a relação entre os fatores associados à TCT e a categoria analítica selecionada para a pesquisa.