Resumo (PT)
A sociedade mundial está diante de um cenário de transformação digital com diversas tecnologias emergentes e disruptivas que se destacam e rompem com modelos antigos de trabalho, transformando e inovando modelos de negócios em todas as redes organizacionais. Entre essas tecnologias, a inteligência artificial vem se destacando e apoiando de forma inteligente todos os processos de negócio. No entanto, quando se busca inteligência artificial em um contexto de redes organizacionais, mais precisamente avaliando a confiança entre os atores da rede e na tecnologia, os estudos são escassos. E analisando estudos dentro da indústria da motocicleta, que fatura mais de R$ 15 bilhões/ano, produz aproximadamente 1 milhão de unidades com uma frota circulante de 29 milhões de unidades, não se tem histórico até o presente momento de pesquisa similar no contexto brasileiro. Buscando reduzir esta lacuna, este estudo analisou o uso da inteligência artificial no segmento de motocicletas e como essa tecnologia influencia a confiança entre os atores da rede. A partir da literatura sobre redes organizacionais, confiança em redes e inteligência artificial, foi identificada uma única hipótese e respectivas variáveis para análise e validação através de abordagem mista. Os dados primários foram coletados via survey on-line e entrevistas in loco junto às organizações da rede. Os resultados suportaram a hipótese, confirmando que a adoção da inteligência artificial está positivamente relacionada com a confiança na rede. Com esse estudo espera-se contribuições tanto para a academia quanto para a indústria, aplicando os achados em novos estudos ou ampliando as ações que motivem ainda mais a implantação de inteligência artificial nas organizações. Dentre as limitações verificou-se uma dificuldade da interação on-line, sendo a presencial uma opção para novas pesquisas com estudo de caso ou questionário semiestruturado visando aprofundar os achados.