Resumo (PT)
Na contemporaneidade, em todos os continentes (particularmente no Brasil, após o advento da Lei Pelé, em 1998), o mercado de bens simbólicos no futebol cresceu vertiginosamente com a profissionalização do esporte. A gestão de Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista possibilitou ao clube alcançar o primeiro lugar como empresa no futebol brasileiro, configurando-se, também, como uma das maiores no cenário mundial. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com a utilização da técnica de entrevistas em profundidade, feitas com gestores participantes do empreendimento, para posterior análise de conteúdo, a presente pesquisa buscou identificar as estratégias empregadas para a valorização da marca na perspectiva da estratégia de negócios. Os resultados da pesquisa indicam a integração de estratégias funcionais com diferentes orientações voltadas à competitividade no mundo dos negócios, tendo por objetivo destacar a importância da visão empreendedora para se alcançar um posicionamento diferenciado, as relações com o poder e, finalmente, a obtenção de recursos valiosos, raros, insubstituíveis e inimitáveis, presentes no modelo VRIO da abordagem proposta pelo Resources Business View (RBV), para alcance de vantagem competitiva sustentável.