Estratégia dos Negócios no Mercado de Bens Simbólicos: A Valorização da Marca do Sport Club Corinthians Paulista na Gestão Andrés Sanchez
Anexos
-
adm_renatobertondossantos
Metadados
Título
Estratégia dos Negócios no Mercado de Bens Simbólicos: A Valorização da Marca do Sport Club Corinthians Paulista na Gestão Andrés Sanchez
Autor(es)
Renato Berton dos Santos
Orientador(es)
Roberto Bazanini
Data de Defesa
27/06/2012
Resumo (PT)
Na contemporaneidade, em todos os continentes (particularmente no Brasil, após o advento da Lei Pelé, em 1998), o mercado de bens simbólicos no futebol cresceu vertiginosamente com a profissionalização do esporte. A gestão de Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista possibilitou ao clube alcançar o primeiro lugar como empresa no futebol brasileiro, configurando-se, também, como uma das maiores no cenário mundial. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com a utilização da técnica de entrevistas em profundidade, feitas com gestores participantes do empreendimento, para posterior análise de conteúdo, a presente pesquisa buscou identificar as estratégias empregadas para a valorização da marca na perspectiva da estratégia de negócios. Os resultados da pesquisa indicam a integração de estratégias funcionais com diferentes orientações voltadas à competitividade no mundo dos negócios, tendo por objetivo destacar a importância da visão empreendedora para se alcançar um posicionamento diferenciado, as relações com o poder e, finalmente, a obtenção de recursos valiosos, raros, insubstituíveis e inimitáveis, presentes no modelo VRIO da abordagem proposta pelo Resources Business View (RBV), para alcance de vantagem competitiva sustentável.
Resumo (EN)
Nowadays, on every continent, and particularly in Brazil, after the advent of Pelé Law, in 1998, the market of symbolic goods of football has skyrocketed with the professionalization of the sport. The management of Andres Sanchez at the Sport Club Corinthians Paulista possible to achieve the first company in Brazilian football, and one of the largest in the world stage. Through a qualitativa exploratory research, using the technique of in-depth interviews with managers of the project participants for subsequent content analysis, this research sought to identify the strategies used for branding from the perspectiva of business strategy. The survey results point to the functional integration of strategies with different orientations aimed at competitiveness in business, while highlighting the importance of entrepreneurial vision to achieve differentiated positioning, relations with the power and finally obtaining resources valuable, rare, inimitable and irreplaceable in the model approach proposed by VRIO Resources Business View (RBV) for the achievement of sustainable competitiva advantage.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estratégia, Mercado de Bens Simbólicos, Corinthians
Área de Concentração
Estratégia e Formatos Organizacionais
Área de Concentração (texto)
Estratégia e seus Formatos Organizacionais
Linha de Pesquisa
Gestão em Rede de Negócio
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto