Resumo (PT)
A pesquisa aborda a temática do telejornalismo policial, tendo como corpus os programas Cidade Alerta (TV Record) e Brasil Urgente (TV Bandeirantes), a partir da análise de suas reportagens, da postura dos apresentadores e da forma como esses programas utilizam diferentes linguagens: fala, som e imagem. Os seguintes questionamentos (hipóteses) foram o ponto de partida para este estudo: (1) Por que telejornais que são considerados preconceituosos e sensacionalistas fazem parte da programação de várias emissoras? (2) Desde o surgimento do telejornalismo policial (com o Aqui Agora, do SBT) até o presente momento, poderia ser detectada uma evolução nesse tipo de programa? (3) Visto que o enfoque padrão dos telejornais policiais são os problemas diários dos moradores dos grandes centros urbanos, de que forma é abordada uma tragédia que envolva uma pessoa célebre? (4) Qual é a relação existente entre a fala (do apresentador e repórteres), o som (fundos musicais, ruídos) e imagens (que ilustram as matérias)? (5) Como é elaborado o discurso de modo a adequar-se à postura ideológica da emissora em que os programas são veiculados? Este trabalho, de caráter descritivo e analítico com base nas teorias da linguagem, configura-se como um estudo de casos múltiplos. As análises do conteúdo selecionado (a partir da gravação aleatória dos programas no período de março de 2004 a novembro de 2005) tiveram como base uma aproximação teórico-aplicada do objeto, apoiadas na leitura de obras que tratam do tema.