Resumo (PT)
Este trabalho visa abordar, dentro da perspectiva geral do cinema brasileiro contemporâneo, algumas questões do mercado atual de cinema no Brasil, verificando o diálogo que o cinema atual mantém com o “novo realismo” literário brasileiro tendo por base o estudo do filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. De modo mais específico, a partir de Cidade de Deus, são examinadas as formas e as representações da adolescência urbana de hoje no Brasil que os filmes configuram para materializar esse “novo realismo”, bem como as concepções estéticas e conceitos de que fazem uso para alcançar efeitos que têm respaldo em elementos de pontuação publicitária e videográfica aplicados na construção de uma nova estratégia cinematográfica. Os objetivos deste trabalho visam ainda verificar o resultado crítico do olhar do espectador em relação a essa nova obra cinematográfica. Possuindo todos os requisitos necessários para esta abordagem, o filme é o objeto de análise na procura de evidenciar uma possível inovação imagética do cinema brasileiro atual, tendo como base três vetores: fotografia, montagem e direção. O trabalho focaliza, basicamente, as questões suscitadas pela representação e pelas formas presentes em Cidade de Deus, uma vez que são estes os elementos que concorrem para que se estude a emergência dos sentidos presentes no universo da obra fílmica analisada.